A Falsa Política: O Panem et Circenes Atual

O pão e circo, técnica utilizada pelo governo romano durante tempos de crise para distrair o povo dos problemas sociais, políticos e econômicos. Na Roma Antiga, eram distribuídos pães nos intervalos das lutas de gladiadores, entretenimento da época. Mas o que isso tem a ver com a política atual?

Sabe-se que hoje, no Brasil, a política está passando por uma crise imensurável. Há dois lados: a esquerda e a direita. Os petralhas e os tucanos. Os coxinhas e os mortadelas. É quase uma fórmula para iniciar um confronto, seja verbal ou físico, quando se adiciona as centenas de denúncias de corrupção e o sensacionalismo dos veículos de comunicação. A tensão no país pode ser sentida, provada, ouvida nos tons de voz e vista nos enormes textos de Facebook e nos protestos violentos.

Mas nesse momento de caos, em que a mídia espalha as tão faladas fake news, em que há mais escândalos políticos do que o povo consegue acompanhar, em que políticos condenados (ou que deveriam estar) mandam e o povo parece ser, em sua totalidade, analfabetos políticos, é preciso ficar atento ao panem et circenes atual.

Nesse cenário, o pão que nos é oferecido são as notícias falsas, todas as polêmicas declarações e despejos de ignorância da maioria dos governantes. O povo se alimenta avidamente com as fofocas e inverdades que são constantemente espalhadas nos meios sociais, na internet e nos grupos de Whatsapp. Já o circo são os confrontos ESQUERDA vs DIREITA tão comuns de encontrar em qualquer âmbito: profissional, virtual, na rodinha de amigos em um bar, no churrasco de família.

Atiçada por políticos de ambos os lados, a população briga entre si pelo que acreditam, enquanto esses mesmos políticos fazem o que desejam com o país antes que qualquer um dos lados perceba. Uma notícia sobre corrupção aqui e uma declaração particularmente revoltante ali são suficientes para que os políticos que nos controlam nos prendem em um círculo vicioso em que nossa inimiga é "o outro lado" e nunca os corruptos sentados nas cadeiras de poder.

Em uma democracia, é fundamental que as pessoas se ouçam, entendam as posições e defesas umas das outras, porque uma democracia não é constituída apenas por um lado político. Conversa sem exaltações, discussão sem desrespeito, escuta sem censura: precisamos disso para construir uma nação forte e com chances de um futuro melhor, mas isso não vai acontecer se o povo continuar a ser leniente com a mais nova versão da estratégia do pão e circo: a falsa política. A falsa briga (atiçada por aqueles que desejam nos calar) entre dois lados que, ao invés de se odiarem, deveriam se unir para criar um país confortável para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minhas Histórias no Wattpad

As Memórias do Passado: a Harry Potter Fanfiction

Ordem da Fênix e as Memórias do Passado: a Harry Potter Fanfiction