Água para Elefantes - 2º Resenha


Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. 
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 



Água para Elefantes é um bom livro. Ele começa nos mostrando um Jacob de 90 (ou 93) anos, consumido pela saudade de seus "anos de ouro" e, com o perdão do termo, de saco cheio de suas companhias (outros idosos e enfermeiras condescendentes) para depois nos mostrar, finalmente, um Jacob de 23 anos, cheio de dor pela morte dos pai e perdido, que se junta ao circo por falta de opção melhor.

Os relacionamentos entre os personagens são dinâmicos e encantadores, reais com uma pitada pitoresca por causa do ambiente circense. Também retrata de forma sutil (pelo menos no começo) um relacionamento abusivo e, mais tarde, a reação de algumas pessoas a isso.

Os pontos fortes do livro são as descrições dos espetáculos, a elefanta Rosie, que tem um grande carisma para um animal, e os personagens secundários.

Os espetáculos são narrados com grande encanto e entusiasmo, conseguindo transmitir a magia e o encanto do momento com muito talento e de forma atraente. Rosie, a elefante do circo, é carismática e desperta o carinho de qualquer um com um jeito um pouco rebelde e muito forte, ao mesmo tempo que é doce.

Os personagens secundários do circo - e sua situação - são muito interessantes e atraem o leitor para seus jeitos bruscos ou doces. Kinko é um anão que dorme no vagão dos cavalos e acaba tendo que dividi-lo com Jacob, e Marlena tem uma personalidade que não poderia ser classificada como forte, mas com certeza é determinada e firme.

No entanto, o livro nos apresenta um personagem principal (23 anos) um tanto ingênuo que não está totalmente em sintonia com a história um tanto quanto adulta na maior parte dos acontecimentos e diálogos e muitas vezes me deu a impressão que ele tinha, na verdade, 15 ou 16 anos.

Classificação: ♥♥♥♥    ➡  Muito bom

♥♥♥♥♥  ➡  Excelente
♥♥♥♥    ➡  Muito bom
♥♥♥      ➡  Regular
♥♥        ➡  Ruim
♥          ➡ Péssimo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minhas Histórias no Wattpad

As Memórias do Passado: a Harry Potter Fanfiction

Ordem da Fênix e as Memórias do Passado: a Harry Potter Fanfiction